SANEAMENTO BÁSICO

Câmara de Maceió aprova Moção de Repúdio contra BRK Ambiental

Parlamentares argumentaram reiteradas falhas na prestação de serviços essenciais
Por Redação 08/10/2025 - 10:24
A- A+
Assessoria
Redação
Redação

A Câmara Municipal aprovou, durante a sessão desta terça-feira, 7, uma Moção de Repúdio à BRK Ambiental, responsável pelos serviços de água e esgoto em Maceió, “devido às reiteradas falhas na prestação de serviços essenciais de saneamento básico na capital alagoana”.

O vereador Neto Andrade citou obras inacabadas no bairro do Poço como exemplo dos transtornos e destacou que a associação de moradores da Cruz das Almas acionou a Justiça com uma Ação Civil Pública contra a concessionária.

“A BRK tem causado diversos transtornos à população, aos comerciantes, a quem transita em Maceió. No bairro do Poço, as obras inacabadas, as crateras deixadas pela empresa, causam prejuízos aos moradores. Nas regiões periféricas de nossa cidade, a BRK envia a conta às famílias cobrando a taxa de esgoto, mesmo que os locais não tenham saneamento básico. É preciso que a Arsal intensifique as fiscalizações”, declarou Andrade.

O vereador Kelmann Vieira afirmou que a empresa age com desrespeito à população e criticou a cobrança de taxas em locais sem saneamento. “A BRK está agindo em Maceió de forma criminosa, com má fé e buscando somente o lucro. Famílias em situação de vulnerabilidade estão recebendo cobranças, as contas estão chegando todos os meses, mas o serviço de saneamento não existe em muitas regiões da capital”, disse.

Samyr Malta sugeriu que a Câmara entre com uma Ação Civil Pública contra a BRK para proteger a população das cobranças indevidas. A vereadora Jeannyne Beltrão recolheu 17 assinaturas de colegas para que a Moção fosse aprovada em plenário.

“O Legislativo de Maceió tem sido solidário com a população que está sendo prejudicada pela ausência de serviços da BRK. Sigo cobrando da empresa que se tome providência para resolver os problemas de saneamento em Maceió, e busque efetivar um trabalho de qualidade e não o que está ocorrendo nos bairros”, afirmou Beltrão.

David Empregos lembrou que os problemas com a BRK começaram em 2020, quando o Governo do Estado celebrou contrato de concessão dos serviços de água e esgoto, retirando a Casal da responsabilidade. A vereadora Teca Nelma reforçou que é a favor da estatização do serviço em Maceió.


Encontrou algum erro? Entre em contato