PROGRAME-SE
Vai chover em Alagoas durante o Carnaval? Veja a previsão do tempo
Órgãos alertam para ventos fortes, raios e risco de alagamentos
O Carnaval em Alagoas poderá ser marcado por chuva em diversas cidades do estado. As previsões meteorológicas foram atualizadas nesta sexta-feira, 13, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Para a noite desta sexta-feira, 13, a previsão é de chuvas intensas e ventos fortes em todas as cidades do território alagoano. Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Já para o fim de semana de Carnaval, no sábado, 14, e no domingo, 15, a Semarh informou que a tendência é de chuvas isoladas e passageiras, com períodos curtos de sol em áreas do Sertão, Sertão do São Francisco, Baixo São Francisco, Litoral, Zona da Mata e Maceió.
O Inmet orienta que, em casos de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Monitoramento reforçado em Maceió
Com a previsão de chuva, a Defesa Civil de Maceió reforçou, nesta sexta-feira, 13, as equipes operacionais e de monitoramento. De acordo com o órgão, as precipitações podem se estender até o sábado, 14, com possibilidade de rajadas de vento e incidência de raios.
As equipes estão de prontidão para atender aos chamados, enquanto o Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC) acompanha, em tempo real, as condições do tempo.
Segundo dados divulgados, as chuvas registradas na capital desde o início de fevereiro já representam 77% do volume esperado para todo o mês. Com a previsão para o fim de semana, a quantidade pode atingir 100% do acumulado previsto, cuja média histórica para o período é de 80 milímetros.
A Defesa Civil orienta que a população fique atenta a qualquer sinal de perigo e acione o órgão pelo telefone 199. Também é possível se cadastrar no sistema de alerta enviando o CEP por mensagem de texto para o número 40199, para receber avisos diretamente no celular.



