CONFLITO
Índia lança mísseis contra o Paquistão; vídeo mostra explosão
Três pessoas morreram, incluindo uma criança, e 55 ficaram feridas
A tensão entre Índia e Paquistão voltou a escalar após uma ofensiva indiana atingir nove alvos no território paquistanês da região da Caxemira, nesta terça-feira, 6. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram explosões em Muzaffarabad, capital da Caxemira controlada pelo Paquistão, e em outras áreas próximas. Três pessoas morreram, incluindo uma criança, e 55 ficaram feridas, segundo o governo paquistanês.
Batizada de "Operação Sindoor", a ação militar da Índia foi anunciada como uma resposta ao atentado ocorrido em 22 de abril, que deixou 26 turistas hindus mortos na Caxemira indiana. Nova Déli afirmou que os mísseis atingiram apenas infraestruturas de grupos terroristas, e que os ataques foram “precisos, comedidos e não escalatórios”.
Apesar disso, o Paquistão prometeu retaliação. O exército paquistanês acusou a Índia de violar seu território e confirmou que três áreas foram atingidas por mísseis. Islamabad fechou o espaço aéreo por 48 horas e desviou voos comerciais. Em comunicado, o governo afirmou que vai responder “de forma apropriada”.
Testemunhas relataram múltiplas explosões e cortes de energia em Muzaffarabad logo após os ataques. Além disso, segundo a polícia indiana, militares paquistaneses abriram fogo contra áreas controladas pela Índia, ferindo duas mulheres.