ELEIÇÕES 2018

Maioria do TSE decide barrar candidatura de Lula

Por Redação 31/08/2018 - 23:23

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em sessão extraordinária que já dura mais de oito horas, quatro ministros, que já representam a maioria do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), votaram por barrar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com base na Lei da Ficha Limpa. O petista já está fora da eleição.

Votaram por negar o registro de candidatura o relator, Barroso, Jorge Mussi, Og Fernandes e Admar Gonzaga. Já Edson Fachin reconheceu a inelegibilidade de Lula, mas votou por liberar sua candidatura devido a uma decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU obtida pela defesa. O placar está em 4 a 1, e ainda faltam dois votos. 

O pedido de registro feito por Lula foi alvo de 16 contestações de adversários e da Procuradoria-Geral Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa.

Lula está preso em Curitiba desde 7 de abril, depois de ter sido condenado em segunda instância na Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP). Ele nega os crimes e diz ser perseguido politicamente.

Começou nesta sexta também a propaganda eleitoral que será exibida em emissoras de rádio e televisão por 35 dias até o primeiro turno da eleição


Encontrou algum erro? Entre em contato