ELEIÇÕES 2024

PT veta candidatura de Ricardo Barbosa à Prefeitura de Maceió; entenda

Sigla deverá indicar nome para ser vice de Rafael Brito, apoiado por Renan Calheiros
Por Bruno Fernandes 13/07/2024 - 19:33

ACESSIBILIDADE

Reprodução/Instagram/ricardobarbosapt
Ricardo Barbosa, presidente do PT em Maceió, ao lado do deputado federal Paulão
Ricardo Barbosa, presidente do PT em Maceió, ao lado do deputado federal Paulão

O Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu vetar a candidatura de Ricardo Barbosa à Prefeitura de Maceió (AL). O partido agora avalia indicar um candidato a vice-prefeito para compor a chapa com o MDB.

A decisão foi comunicada ao deputado federal Paulão (PT-AL) e a Ricardo Barbosa. A informação foi comunicada oficialmente na última sexta-feira, 12, para os demais membros do PT em Alagoas.

Como a retirada de Ricardo Barbosa da corrida pela Prefeitura de Maceió, a sigla deverá indicar o nome para ser vice de Rafael Brito, candidato apoiado pelo senador Renan Calheiros, líder do MDB em Alagoas.

Ao longo da semana, Calheiros participou de uma reunião a portas fechadas com o presidente Lula (PT) para discutir o assunto. Isso ocorreu após a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, já ter garantido que Barbosa seria o pré-candidato.

A situação se complicou após o deputado Paulão anunciar sua possível candidatura ao Senado em 2026. No pleito, deverá concorrer com Arthur Lira (PP-AL) e o próprio Renan Calheiros.

Essa é a segunda intervenção nacional do PT em decisões locais. A primeira foi a filiação da vereadora Teca Nelma, rejeitada pelo PT local e assegurada pela direção nacional com o apoio da presidente Gleisi Hoffman.

Sem força política

Na última pesquisa eleitoral, divulgada em 26 de junho pelo Instituto Paraná Pesquisas, Ricardo Barbosa, do PT, apareceu entre 0,9% e 3,1% das menções. Os indecisos somaram 6,2%, enquanto os eleitores que declararam votos em branco e nulos representam 9,7%.

O prefeito de Maceió (AL), João Henrique Caldas (PL), permanece como favorito para o pleito de outubro e pode ser reeleito no primeiro turno, segundo o levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira 26.

Aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), JHC lidera em todos os cenários estimulados, pontuando entre 54% e 69%. Na modalidade espontânea, na qual não são apresentados os nomes dos pré-candidatos, ele mantém a dianteira, com 25% das intenções de voto.

Quem aparece em segundo lugar é o deputado federal Alfredo Gaspar (União), com 14,9% e 19% em dois cenários da pesquisa. Na sequência está o ex-deputado Davi Davino Filho (PP), que anota entre 11,8% e 15,7%. Os dois disputaram a prefeitura da capital alagoana em 2020 contra JHC.

Principal nome da oposição ao prefeito, o deputado emedebista Rafael Brito obteve entre 3,8% e 7,1% nos cenários testados no levantamento. O vereador Lobão, também do MDB, foi testado pelo instituto e atingiu 4,1%.


Encontrou algum erro? Entre em contato