rei morto, rei posto
Lira enfrenta cenário de incertezas em Alagoas e Brasília, diz jornalista
Presidente da Câmara enfrenta risco de perder influência após deixar o cargoApesar das conquistas políticas em 2024, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), encerra o ano enfrentando desafios significativos tanto no cenário nacional quanto no estadual.
No plano federal, Lira está em uma posição delicada diante da possibilidade de perder o controle sobre a distribuição das emendas parlamentares, mesmo após movimentos de aproximação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A análise é da jornalista Denise Rothenburg, do Correio Braziliense.
A disputa ameaça sua influência em um dos principais instrumentos de articulação política no Congresso. Em Alagoas, o deputado perdeu a oportunidade de fortalecer laços com o MDB ao não apoiar a candidatura de Isnaldo Bulhões, líder da sigla, à presidência da Câmara.
A eleição de Bulhões manteria a liderança do Poder Legislativo federal, o terceiro na linha de sucessão presidencial, sob a influência política do estado natal de Lira.