colunista

Roberto Baia

Roberto Baia é formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas.

Conteúdo Opinativo

Água contaminada

28/07/2024 - 06:00

ACESSIBILIDADE


A população de Teotônio Vilela, cidade localizada a 96,9 quilômetros de Maceió, vive um drama que tem afetado a saúde, principalmente de crianças e adolescentes. O vereador Ronivaldo Correia (MDB) deixa claro que a grande preocupação hoje é com a contaminação da Barragem Cana Brava, onde ocorre a captação de água para abastecer o município que conta hoje com cerca de 40 mil habitantes.

Fezes de animais

De acordo com o vereador vilelense, além da Barragem Cana Brava, Teotônio Vilela também é abastecida com água do Riacho Teixeira onde a contaminação ocorre por fezes de animais, principalmente oriundas de pocilgas instaladas ao longo do riacho. “O problema, no entanto, reside nas águas captadas para consumo da Barragem Cana Brava, que recebe, em épocas chuvosas, águas provenientes da Estação de Tratamento do SAAE”, revela o vereador.

Situação revoltante

“Além disso, outro fato revoltante afeta a vida da população vilelense. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) instalou mais de 200 poços artesianos e, segundo laudo técnico de análise físico, química e bacteriológica, produz água de péssima qualidade, que não recebe tratamento adequado. Agora, vale lembrar que na residência do senhor prefeito Peu Pereira tem um poço artesiano que recebe tratamento adequado, com padrões de qualidade que não afetam a saúde de sua família e amigos”, alfineta o vereador. “Hoje 70% da população consome água contaminada”, denuncia Ronivaldo.

Fim do recesso

Na próxima quarta-feira, 31, chega ao fim o recesso parlamentar e o Senado Federal retoma suas atividades com uma dinâmica peculiar: a participação de suplentes assumindo as funções parlamentares de diversos titulares que estarão afastados para concorrer às eleições municipais deste ano. É o caso da mãe do prefeito de Maceió, Eudócia Caldas, que irá sentar novamente na cadeira do senador arapiraquense Rodrigo Cunha. Alguns suplentes já assumiram os cargos desde o dia 17, enquanto outros aguardam o término das convenções partidárias, marcadas para 5 de agosto, para ocupar oficialmente as cadeiras.

Vice de JHC

JHC deu preferência a Cunha para ser seu candidato a vice-prefeito para que a mãe, Eudócia Caldas, assuma de vez a cadeira no Senado Federal. Foi justamente pensando em ser vice de JHC que o filho da saudosa Ceci Cunha, em abril deste ano, mudou de domicílio eleitoral, abandonando Arapiraca para ser eleitor da capital alagoana.

Candidato da oposição

No último domingo, 21, aconteceu na cidade de Feliz Deserto a convenção da coligação entre o Republicanos e o Cidadania. Durante o evento foi escolhido para ser o candidato a prefeito nas eleições de outubro próximo o vereador Douglas Simões (Republicanos). Sóstenes foi o escolhido para compor a chapa como vice. Na ocasião foram anunciados os nomes de 20 candidatos a vereadores pela coligação, sendo 10 candidatos do Republicanos e 10 candidatos do Cidadania. A pretensão da coligação é fazer de quatro a cinco cadeiras na Câmara Municipal.

Participaram da convenção

O evento contou com a presença do deputado estadual Antônio Albuquerque, os ex-deputados federais Nivaldo Albuquerque, Carimbão e Regis Cavalcante, além de várias lideranças locais, incluindo o ex-prefeito da cidade Geraldo Simões, o ex-vice-prefeito e ex-vereador Iran Simões, e outros líderes do município.

Gestão conturbada

Vale lembrar que Douglas é vereador de primeiro mandato e teve um período bastante conturbado na Câmara de Feliz Deserto, um dos poucos a fazer oposição ferrenha ao grupo da prefeita Rosiane Beltrão. Ele precisou enfrentar os desmandos de seus pares na Câmara de Vereadores. O parlamentar teve o mandato cassado ilegalmente em julho de 2022, e só retornou à Câmara no dia 8 de junho deste ano, quase dois anos depois, após uma decisão do juiz da Comarca de Piaçabuçu, Felipe Vargas Sampaio dos Santos, que obrigou o presidente da Casa Legislativa a devolver o mandato de Douglas Simões. A primeira sessão de Douglas na Câmara ocorreu no dia 14 de junho.

Eventos festivos

Na última terça-feira, 23, o procurador-geral de Justiça Lean Araújo esteve com o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, para tratar sobre a implementação de um painel para a divulgação de contratações feitas por gestores públicos relacionadas a eventos e festividades.

Transparências de gastos

De acordo com o chefe do Ministério Público, a ideia é garantir que os dados relacionados à transparência com gastos públicos sejam todos reunidos em um único portal, facilitando a fiscalização e o controle social. Vários estados da federação já possuem um sistema com essa finalidade, a exemplo de Pernambuco, destacou Lean.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato