colunista

Elias Fragoso

Economista, foi prof. da UFAL, Católica/BSB, Cesmac, Araguaia/GYN e Secret. de Finanças, Planej. Urbano/MCZ e Planej. do M. da. Agricultura/DF e, organizador do livro Rasgando a Cortina de Silêncios.

Conteúdo Opinativo

O mais do mesmo, só que pior com o PT de Lula

18/12/2022 - 08:49

ACESSIBILIDADE

Foto; PT
Lula
Lula

Quando Lula se elegeu presidente mais uma vez – para vergonha dos brasileiros com vergonha na cara – avisei nesta coluna dias depois que o cara ia extrapolar de novo. Que desta feita poderia até ser pior que o desse sujeito que está saindo pela porta dos fundos da história e que conseguiu acabar com o resto dos destroços dos governos petistas anteriores.

Este país sabe o que é o PT, seus “lideres” e, em especial, o cara que os lidera. Suas entranhas foram expostas à sociedade de forma detalhada na operação Lava Jato: todos os ex-presidentes do partido presos ou respondendo a processos, todos os ex-tesoureiros presos, uma montanha de ladrões do colarinho branco que se chamam entre eles de empresários, presos e delatando a camarilha petista e as demais maltas que varejaram em torno do núcleo vermelho criminoso. E a cereja do bolo: o ex-presidente da república, condenado nas três instâncias da justiça, preso e depois solto por uma chicana do Supremo.

Daria para pensar que agora seria diferente? Nem a velhinha de Taubaté, do Veríssimo, cairia numa lorota dessa magnitude... Quem viu a “foto” do presidente recém-eleito no seu primeiro pronunciamento à Nação logo após sua vitória eleitoral e tendo ao fundo a fina flor da rapinagem petista, deve ter sentido um frio na barriga por esta Nação.

Mas o “cumpanheiro” chefe não vai ficar só nos seus “correligionários” vermelhos, todos com sede insaciável do pote do dinheiro público deste país. Ele gosta mesmo é de governar (sic) com uma frente ampla de apoiadores. E para isso, o Centrão, ainda mandando no governo Bolsonaro, já foi cooptado (acha ele, mas na verdade será o Centrão que irá controlá-lo), agora acrescido da banda pobre da velha guarda do MBD. O que os senhores acham que vai acontecer com este país de bom com uma perspectiva dessas? É dose prá leão.

Mas não fica aí. A responsabilidade fiscal de Lula é da boca fora. A lorota que ele e os lideres do Congresso estão encenando sobre o montante para pagar o Bolsa Família é de um escrotice sem tamanho com os pobres deste país, usados mais uma vez como bucha de canhão para justificar o que de fato está por detrás do biombo sujo das negociações de suas excrescências.

Os tais 200 bilhões de reais pedidos por ele eram para o Congresso “mostrar serviço” e cortar para 145 bilhões de reais. A realidade é que – e isso ninguém fala – ele terá a sua disposição cerca de 350 bilhões de reais para gastar onde e como quiser (junto com seus parças do Congresso), já que cerca de 200 bilhões de reais estão espalhados em várias rubricas no Orçamento e podem ser “trabalhadas” e “liberadas” para outros usos. Uma vergonha!

É mais uma vez Lula e o PT dando provas de uma das suas doenças sem cura: são incapazes de aprender com a experiência. Como disse logo após a eleição, ele vai fazer tudo igual de novo. Só que pior. E agora com o Supremo de padrinho. E quando a merda for espalhada pelo ventilador, mais uma vez irão se fazer de vítimas, culpar os outros e começar – quando der – a fazer tudo de novo igual. A culpa é de todo mundo, menos deles.

A ida de Haddad para a Fazenda e Mercadante para o BNDES é a certeza de que tudo vai dar errado mesmo. Mesmo com parte da mídia petista tentando desesperadamente esconder.

banner

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato