Produtor cultural e comunicador

Conteúdo Opinativo

Zico é Zico

22/07/2024 - 11:09

ACESSIBILIDADE


Foi muito prazeroso participar da palestra de um dos maiores ídolos do Flamengo e do futebol brasileiro e internacional: Arthur Antunes Coimbra, o Zico. O evento aconteceu no dia 16 de julho, no Espaço Multicultural do Parque Shopping, um local com mais de 600 lugares, bem estruturado, confortável e aconchegante, que recebeu um público brilhante, totalmente envolvido e emocionado.

Nobres e apaixonados Rubro-Negros prestigiaram o evento, que, a meu ver, foi único. Só estar de frente para um dos maiores craques da história já foi um show. O público era seleto, de todas as idades, e estava concentrado em conhecer e aprender um pouco mais sobre a história de vida e liderança do Zico.

Um belo exemplo a ser seguido não só por aqueles do segmento esportivo, mas por todos que almejam realizar seus sonhos e serem vitoriosos, sem precisar passar por cima de ninguém. Zico foi e é sinônimo de dignidade. Em sua maravilhosa palestra, com mais de uma hora de duração que pareceu apenas 30 minutos de tão boa que foi, ele mostrou-se muito simpático, carismático e educado com a plateia, sempre com respeito ao público. Falou das dificuldades do início de sua carreira no futebol, mas sem perder o foco nos seus objetivos até se tornar uma grande referência no mundo do futebol.

Zico esteve em Maceió - Foto por Ewaldo Sarmento
Zico esteve em Maceió - Foto por Ewaldo Sarmento

O respeito por seu pai, que, de forma fundamental, fez com que Zico e seus três irmãos se formassem para não dependerem apenas do futebol, foi mencionado. Esta história eu já conhecia; meu padrinho morava perto do Zico, no bairro de Quintino, no Rio de Janeiro, e me falou certa vez, quando eu fui visitá-lo e mencionei que era fã do Galinho.

Durante a palestra, fui transportado para o passado, lembrando-me de quando assistia a uma decisão no Estádio do Maracanã, com meu irmão Maninho. De um lado, Zico pelo Flamengo e, do outro, o grande Roberto Dinamite pelo Vasco da Gama. Havia mais de 100 mil pessoas assistindo, e eu senti a arquibancada tremer. Foram três gols de Zico e dois de Roberto Dinamite. Outra grande emoção. Foi numa final do Campeonato Carioca, em que o Flamengo se tornou campeão.

Voltando à palestra, Zico mostrou seu espírito de liderança e como chegou a esse momento de sua vida com humildade, sabedoria, disciplina, coletividade, amor à família, aos irmãos, aos pais, aos técnicos e aos companheiros de clube e seleção.

O Galinho destacou em um dos momentos de sua palestra que, após a Seleção de 70, a melhor foi a de 1982, comandada pelo técnico Telê Santana. Outra boa citação foi sobre a geração atual do time do Flamengo, que deveria agradecer gentilmente ao time formado por vários craques como Adílio, Zico, Raul, Leandro, Rondinelli, Nunes, Júnior, Andrade, campeões Carioca, Brasileiro, Sul-Americano e Mundial – uma geração histórica e vitoriosa do Mengão.

Houve um momento de interação com a plateia quando ele convidou seu ex-companheiro de clube e amigo Peu para relembrar juntos um dos momentos de genialidade em um jogo contra o Santa Cruz de Pernambuco no Campeonato Brasileiro, arrancando risos e aplausos da plateia. Continuando a falar sobre genialidade, Zico destacou dois nomes importantes alagoanos para a história do futebol: Dida, que inclusive escreveu o prefácio do livro do jornalista e escritor Mário Lima, e Zagalo. Destacou em suas palavras que Alagoas deve se orgulhar desses filhos ilustres. Foi uma palestra imperdível; nem mesmo o técnico Cuca, em passeio em Maceió, quis perder este grande momento.

Gostaria de parabenizar a Health Therapy Fisioterapia, através do Sr. Zuen, a brilhante e competente Assessoria de Comunicação, jornalista Adelaide Nogueira, e demais envolvidos neste importante evento educativo e informativo para nossa sociedade.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato