Truques ajudam a colocar o calor para fora de casa

A estação mais quente do ano chegou e com ela um calor insuportável. Mesmo dentro de casa, longe do sol, sentimos o desconforto das altas temperaturas. Para refrescar pensamos logo no ar-condicionado, mas como, dificilmente, têm-se o aparelho em toda casa e a conta de energia está cada vez mais cara, temos que recorrer a alguns artifícios rápidos para amenizar o calor.
Cores claras nas paredes
O uso de cores mais claras e tons pastéis nas paredes ajuda muito, pois mais refletem do que absorvem a luz e, consequentemente, o calor. Além de deixar o ambiente mais claro, ilumina o espaço, auxiliando na economia de energia.
Janelas
Nas janelas que o sol incide diretamente o ideal é utilizar persianas ou cortinas, de preferência na cor clara, para que não absorva calor, e sempre deixando um espaço para que a brisa passe pelas frestas. Além do que os mais variados modelos e estampas ajudam a compor a decoração do ambiente. Também se recomenda o uso de blecaute, mas nesse caso, tem que ter cuidado para que a parede, que também recebe luz solar, não esteja muito quente e o ambiente se torne uma estufa.
Além das persianas e cortinas, utiliza-se também a película reflexiva ou fumê nos vidros da janela, que ajudam a diminuir a entrada de luz e a incidência de calor.
Ventilação cruzada
Apesar de ser um item que é pensado no momento da construção ou reforma, muitas pessoas tem a possibilidade de utilizar a ventilação cruzada e não a usam. Trata-se simplesmente de o vento ter por onde entrar e sair. Pois isso o ideal é deixar as portas e janelas abertas para que a ventilação cruze o ambiente, fazendo com que o ar frio que entra empurre o ar quente que está no cômodo.
Lâmpadas
Assim como o sol, as lâmpadas também produzem calor, para isso podemos trocar os modelos incandescentes por fluorescentes ou led, que além de serem mais frias, consomem menos energia.
Ambientação
Não somente para fins estéticos a ambientação serve, a ambientação também ajuda a livre circulação do ar pelo cômodo, que o faz refrescar ainda mais. Móveis muito amontoados em um local deixa o espaço abafado. Além disso, tapetes e carpetes também deixam o local mais quente. E nos sofás ou poltronas, evite tecidos como camurça e veludo. Uma solução para esses tios de tecido é a utilização de mantas decorativas.
Além dos móveis, plantas e fontes também podem integrar a ambientação e ajudar a controlar a temperatura do espaço. Só é preciso ter o cuidado de utilizar plantas de grande porte em espaços pequenos, para não abafar o lugar. E o uso de pequenas fontes feng-shui ajudam a deixar o ar mais úmido.
Várias são as opções para ajudar a diminuir o calor que chega com o verão. Além dessas mais simples, há também as que incluem as reformas, revestimentos em paredes internas e externas, construir uma parede dupla nas que mais recebem o sol diretamente, substituição de telhas escuras por telhas mais claras, uso de porcelanatos claros no piso, varandas, entre outros.
CONTATO PROFISSIONAL
Projetos residenciais, comerciais, interiores e construção
Lucas Vicente – arquiteto e urbanista
82 99608-7212 – [email protected]
Instagram - #lucasvicente.inovaarquitetura
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA