VIOLÊNCIA POLICIAL
Vídeo: alagoano em situação de rua e rendido é fuzilado por PM em São Paulo
Militares chegaram a tampar bodycam antes de executar Jeferson de Souza
Um alagoano em situação de rua foi morto por um policial militar durante abordagem no bairro do Brás, região central de São Paulo, em junho. Imagens do caso reveladas nesta semana mostram o momento em que ele, já rendido, é executado com três tiros disparados por um fuzil.
A vítima, Jeferson de Souza, aparece conversando com os policiais e chega a sorrir durante a abordagem. O registro feito por uma câmera corporal teve início às 21h19 e os disparos ocorreram por volta das 21h25.
Momentos antes dos tiros, a câmera é encoberta pelo braço de outro agente. Em seguida, o PM Alan Wallace dos Santos Moreira atira contra a cabeça, o tórax e o braço da vítima, que estava de costas.
Os PMs Alan Wallace, de 25 anos, e Danilo Gehrinh, de 24, foram denunciados por homicídio qualificado e estão presos desde julho, no Presídio Militar Romão Gomes, conforme informou a Secretaria da Segurança Pública.
A Polícia Militar declarou que não compactua com desvios de conduta. Segundo a corporação, o Comando Geral solicitou a prisão dos agentes após tomar conhecimento das imagens. O inquérito segue com a Corregedoria.
O Ministério Público de São Paulo apontou que Wallace agiu com "ânimo homicida" e "motivo torpe", dificultando a defesa da vítima. Já Gehrinh teria prestado "auxílio moral e material" ao colega durante a abordagem.