colunista

Alari Romariz

Atuou por vários anos no Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa e ganhou notoriedade ao denunciar esquemas de corrupção na folha de pagamento da casa em 1986

Conteúdo Opinativo

E o povo brasileiro?

26/07/2025 - 06:00
Atualização: 25/07/2025 - 15:32
A- A+

O Brasil está em clima de guerra. Direita e esquerda se enfrentam. Até o presidente dos Estados Unidos entrou na briga.

Tudo começou quando um filho do Bolsonaro foi para os Estados Unidos e envolveu o Trump nos problemas do nosso país. De lá vieram ameaças para elevar ainda mais as tarifas dos produtos que vão do Brasil para eles. Tudo isso para combater a perseguição do seu pai.

Começou a confusão! O atual presidente, em queda nas pesquisas, resolveu percorrer a nação inteira divulgando repúdio aos futuros atos de Trump, previstos para 1º de agosto próximo. Um festival de bobagens. Nada foi resolvido. Víamos uma formiguinha brigando com um elefante!

Em nossa terra apertaram o ex-presidente. Agilizaram o processo onde ele é réu, colocaram no pobre coitado uma tornozeleira eletrônica, proibiram-no de dar entrevistas e de usar as redes sociais.

Foi pior! O Trump aplicou sanções aos ministros do Supremo Tribunal Federal e em outras altas autoridades.

Por outro lado, o futuro tarifaço vai atingir vários grandes empresários que negociam com os Estados Unidos. Será um problema muito sério: o país de Trump é o segundo maior negociador com o Brasil. A força do país amigo é bem maior do que a nossa.

Especialistas acham que é melhor negociar do que brigar, mas o nosso presidente quer aproveitar o acontecimento para fazer campanha eleitoral interna e externamente.

E lá vai o Lula, de um lado para outro, gritando aos quatro ventos: “Se ele tarifa lá, eu tarifo cá”. Repito: é a formiguinha querendo brigar com o elefante!

Entretanto o Trump não desiste e faz novas ameaças. Ouvi o Lula no Chile, ontem: “O problema agora é com os empresários prejudicados; eles que resolvam tudo”.

Enquanto isso, o Bolsonaro sofre, não pode sair de casa, não pode falar. As autoridades brasileiras não desistem de perseguir a turma bolsonarista. Nos Estados Unidos, o aperto continua e houve ameaças para o tarifaço subir de cinquenta para cem por cento.

Quem sofrerá mesmo será o povo brasileiro! Tudo vai ficar mais caro, a inflação vai voltar, a agroindústria vai ter grandes prejuízos e o país ficará ingovernável.

Bolsonaro e os filhos continuam apelando para o Trump e estão ajudando Lula a subir nas pesquisas. Até parte da oposição já reclama da atual situação.

Parece que, no momento, o único que tem juízo é o senador Mourão: acha que os problemas do Bolsonaro devem ser resolvidos internamente.

Outro político que tenta resolver o caso formando comissões para tentar o diálogo é o vice-presidente. Inteligente, sereno, culto e sábio, serve de conselheiro para o Lula.

O resto é um bando de malucos, que só enxergam por um lado: ou direita ou esquerda. Nenhum deles volta seu olhar para o Brasil.

O bonde vai andando: Lula de um lado, Bolsonaro de outro e o Trump empurrando os dois, levando-nos para o precipício.

Moral da história: Bolsonaro e os filhos deram um tiro no pé quando envolveram Trump com seus problemas; Lula quer brigar com um inimigo poderoso; os políticos, em sua maioria, estão perdidos; os ministros do STF viraram políticos.

E o povo brasileiro?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato