Produtor Cultural de Eventos há mais de 30 anos em Alagoas.

Conteúdo Opinativo

Rafael Brito, na reta final da campanha, conquistou novos e importantes apoiadores

30/09/2022 - 18:16
Atualização: 30/09/2022 - 18:57

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Em noite de comitê lotado, jovens e profissionais da educação declaram apoio a Rafael Brito
Em noite de comitê lotado, jovens e profissionais da educação declaram apoio a Rafael Brito

A campanha de Rafael Brito (MDB), candidato a deputado federal, ganhou dias atrás mais um importante reforço. O Coletivo da Educação, formado por professores da rede estadual, federal e privada de ensino, anunciou a desistência da candidatura e o apoio ao ex-secretário de Estado da Educação.

Formado pelos professores Deividy Carlos, Gustavo Pessoa, Kedimo Paixão e Ayrton Farias, o coletivo filiado ao Avante explica que a decisão pela renúncia da candidatura e apoio a Rafael Brito foi unânime.

“Nós entendemos que é fundamental para Alagoas e para o Brasil aumentar o número de representantes na Câmara Federal que tenham a educação como bandeira. A candidatura do Rafael é aquela que tem mais condições de vencer e poder representar a bandeira e a agenda que nós acreditamos. Para além disso, o Rafael tem uma biografia, tem serviços prestados que são importantíssimos na área da educação”, explica Gustavo.

O professor ressalta ainda que os trabalhos realizados por Rafael Brito à frente da Secretaria de Estado da Educação, durante os últimos anos de governo Renan Filho, foram essenciais na decisão.

“A gente sai do campo da promessa para dialogar com a prática. A gestão dele foi revolucionária na Seduc, com destaque para criação dos programas Cartão Escola 10, Meu Ciclo na Escola e o Mais Merenda. A gente começou a dar um salto na educação e vamos colher os frutos desse trabalho no futuro. Ele pode ser um parlamentar qualitativamente em defesa dessa agenda no Congresso Nacional”, avalia.

Para o candidato Rafael Brito, o apoio de quatro professores é motivo de orgulho. “Eu estou muito feliz em receber o apoio de quatro professores que são referências em suas áreas em diversas instituições, da rede pública estadual, federal e privada. Isso mostra a união que a educação tem neste momento em torno da nossa candidatura. Sai vencendo todo mundo, a educação, a juventude de Alagoas. O coletivo se vê representado na nossa candidatura, que não tem o número 1510 à toa, já que é estes números fazem alusão também o Dia do Professor em todo país. A categoria sabe que pode contar Rafael Brito. Vamos juntos rumo à vitória”, declarou o candidato.

Dados positivos

O candidato a deputado federal, Rafael Brito (MDB), foi considerado um dos secretários de Estado mais atuantes da gestão do ex-governador Renan Filho. Só nos seus onze meses como secretário de Estado da Educação, mais de 15 novos programas foram criados na pasta. Juntas, essas ações beneficiam mais de 150 mil pessoas em todo o estado. Cartão Escola 10, Mais Merenda, Meu Ciclo na Escola são alguns dos exemplos de medidas que transformaram a vida dos alunos da rede pública estadual.

Samara Lopes da Silva é estudante da rede pública estadual em União dos Palmares e é uma das pessoas beneficiadas pelos programas criados por Rafael Brito.

“Se ele como secretário de Estado fez tanta coisa por nós, confio totalmente que fará muito mais como deputado. Sou aluna monitora, gremista e posso dizer que com programas como o Cartão Escola 10, Aluno Monitor e Avança Grêmio estão contribuindo e muito para minha vida. Estou fazendo cursos, vou comprar meu notebook e estudando ainda mais com recursos e ações desses programas”, conta.

Assim como a Samara, mais de 145 mil alunos já foram beneficiados no estado com as bolsas do programa Cartão Escola 10, considerado o maior programa de combate à evasão escolar do país. Através dele, os alunos do ensino médio e do EJA (Educação Para Jovens e Adultos) recebem mensalmente um repasse no valor de cem reais, caso tenham uma frequência maior que 90% das aulas. Além disso, o programa beneficiou os alunos que retornaram imunizados contra a covid-19 às aulas presenciais em 2022 com uma gratificação de 500 reais e premia os concluintes com uma bolsa no valor de dois mil reais ao fim do ano.

O Mais Merenda e o Meu Ciclo na Escola são outros dois programas que fazem a diferença na vida de milhares de alunos. O primeiro triplicou o valor destinado à alimentação escolar em Alagoas, melhorando a qualidade nutricional da merenda em todo o estado. Já o segundo combate à evasão escolar, garantindo que as meninas em situação de vulnerabilidade social deixam de frequentar a escola durante o período menstrual por falta de absorventes.

Rafael Brito conta que essas iniciativas têm servido de referência para o país como políticas efetivas de combate à evasão escolar no pós-pandemia.

“Alagoas dá exemplo ao país. Muitos estados nos procuram querendo saber como fizemos o Cartão Escola 10 acontecer. Esse programa fez com que as nossas matrículas aumentassem em 29%, com mais de 40 mil novos alunos em sala de aula no ano de 2022, sendo o maior crescimento de novas matrículas do país", destaca.

Uma das duas vagas do MDB para federal em Alagoas

Um dos secretários mais atuantes da gestão do ex-governador Renan Filho, Rafael Brito tem se consolidado como um dos candidatos mais fortes na chapa do partido e é a aposta do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) para ocupar uma das duas vagas a serem conquistadas pela chapa na corrida à Câmara Federal. Com apoio de alunos, professores e servidores da educação, o “Tio Rafa” tem na bagagem a criação de importantes programas como o Cartão Escola, Meu Ciclo na Escola e Mais Merenda.

Com ações que já beneficiaram mais de 150 mil pessoas em Alagoas, o ex-secretário da Educação, Rafael Brito, tem mobilizado apoiadores do litoral ao Sertão, do Norte ao Sul do estado, propondo uma campanha com propósito em defesa da educação, da geração de emprego e de oportunidades para os jovens.

“Ser o único representante da Educação me dá muito orgulho e responsabilidade. Já fizemos muito por Alagoas e vou lutar para manter e ampliar os avanços que conquistamos, agora em Brasília. Vamos levar nosso movimento adiante. Esse é meu pedido pra todos que me acompanham. Nossa campanha tá linda, tem o envolvimento e engajamento de muita gente do bem. Vamos juntos rumo a vitória não só minha, mas de todo mundo que acredita na educação, na oportunidade e nós alagoanos”, defende o candidato em suas redes sociais.

Rafael Brito busca pela primeira vez um cargo político, mas é gestor público desde o início da gestão do ex-governador Renan Filho. Foi secretário de Estado do Trabalho, do Desenvolvimento Econômico, Turismo, presidente da Desenvolve e, por último, esteve à frente da pasta da educação, onde comandou a criação de mais de quinze programas que transformaram o ensino e o aprendizado na rede pública estadual, além de ter tirado do papel grandes conquistas históricas para professores e servidores, como o Plano de Cargos e Carreiras dos professores e ampliação da carga horária para docentes e funcionários da área meio.

Para conhecer mais das ações e propostas do candidato federal Rafael Brito, acesse www.rafaelbrito1510.com.br

Reta final: em noite de comitê lotado, jovens e profissionais da educação declaram apoio a Rafael Brito

Um público de cerca de mil pessoas, entre jovens e profissionais da educação, lotou o comitê do candidato a deputado federal, Rafael Brito (MDB), em Maceió, para declarar seu apoio no último grande encontro do candidato nesta quinta-feira (29).

Em uma noite divertida e animada, que contou com dinâmicas, jogos interativos e apresentações das propostas do candidato, Rafael Brito foi acolhido calorosamente por seus apoiadores, a maioria deles testemunha de seu trabalho à frente da Secretaria de Estado da Educação, na gestão do ex-governador Renan Filho. O candidato conta com o apoio massivo de educadores como o professor José Carlos, da Escola Estadual Rubens Canuto.

“A gestão do Rafael foi um grande diferencial, um divisor de águas na educação de Alagoas, do ponto de vista da implementação de programas que conseguiram avançar na infraestrutura das escolas e na melhoria da qualidade de vida de professores e servidores. Foi uma gestão progressista e muito realizadora. A gente espera que ele enquanto deputado consiga trazer ainda mais resultados para a educação que é a nossa principal bandeira”, enfatizou o professor.

Em seu discurso, Rafael Brito relembrou que a campanha nasceu pequena e se agigantou durante o período eleitoral. 

“Vocês estão dando a cara da nossa campanha, que tem em sua essência o engajamento, e levando esse sentimento por cada canto de Alagoas. A educação e juventude estão dando esse voto de confiança e, mais que isso, dando a fiança de verdade aos amigos, familiares, colegas de trabalho, o seu representante, o seu federal. Domingo tem vitória para gente, conto com todos vocês”, destacou o candidato, fortemente aplaudido. Conforme sua assessoria mais de 1.000 , jovens estudantes , senhores e senhoras que foram conhecer de perto o candidato , e escutarem suas propostas.

O convite da sua Assessoria de Comunicação, onde o candidato me recebeu no final da sua oratória onde eu aproveitei e fiz algumas perguntas:

Rafael Brito, Para nossa cultura Alagoana, ainda sem um candidato, que possa representar o segmento em Brasília, o senhor não poderia ser este político?

Ele me respondeu: "Marcus, sou um homem que gosto de trabalhar por Alagoas, gosto de desafios, acredito na minha terra, quero trazer vencendo as eleições neste domingo concretizarei este sonho, continuarei trabalhando fortemente pela educação, para manter os projetos, e empreender novos, o turismo , o desenvolvimento e trazer também emenda importante para beneficiar a cultura , Nosso estado é muito rico o Brasil precisa conhecer melhor também estas nossas riquezas , a indústria da cultura . Precisamos levar mais o conhecimento da nossa historia e artistas para as cidades Alagoanas , os bairros , as comunidades carentes, o Brasil este acesso . Por exemplo, quando fui Secretário da Sedetur/AL fiz isto pelo artesanato , pelo folclore, a arte da gastronomia Alagoana nas feiras que participei de turismo, dentro e fora do Brasil, o 'Alagoas feito a mão', foi um destes projetos importantes que eu apoiei . Coloquei Alagoas nesta boa vitrine Internacional entre outros. Com novos investimentos e projetos a cultura, movimentará, muito mais a nossa economia"

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato