Pedro Oliveira é jornalista , escritor, colunista do Jornal Extra, Tribuna do Sertão e presidente do Instituto Cidadão.

Conteúdo Opinativo

Fatos da Ditadura

14/04/2024 - 06:00

ACESSIBILIDADE


“Eu ainda sinto ódio”, conta Almino Affonso, recordando o sentimento que o dominou no instante em que Moura Andrade pediu a palavra e declarou vaga a Presidência da República — alegando falsamente que o presidente, João Goulart, havia abandonado o governo. Na memória do ex-ministro, ficaram dois gestos de resistência. A voz de Tancredo Neves gritando: “Canalha! Canalha! Canalha!”. E o deputado Rogê Ferreira que, valendo-se de sua destreza de atleta, rompeu a barreira da guarda pessoal e, frente a frente com Moura Andrade, cuspiu nele.

Nordeste continua Lula

Pesquisa Genial/Quaest mostra que a avaliação ao trabalho do presidente Lula recuou de 54% para 51%, entre dezembro de 2023 e o final de fevereiro. Já a desaprovação passou de 43% para 46% nesse período. Considerando-se a margem de erro, de 2,2 pontos percentuais, há praticamente um empate técnico entre a aprovação e a rejeição, situação inédita desde o início da série histórica em fevereiro de 2023. É a pior avaliação registrada pelo atual governo nesse período. A aprovação do presidente recuou em todas as regiões, com exceção do Nordeste.

Abranda que eu gosto

A lei penal brasileira necessita passar por uma reforma para acabar com tantos benefícios em favor de réus comprovadamente culpados. Mas como essas leis são feitas por aqueles que frequentemente incorrem em crimes tem acontecido exatamente ao contrário: o abrandamento. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que determina a proclamação imediata da decisão mais favorável ao réu no caso do julgamento acabar empatado nos tribunais. A medida vale mesmo que o julgamento tenha ocorrido sem a totalidade dos integrantes do colegiado. A lei também permite a expedição de habeas corpus de ofício. Não houve vetos presidenciais ao texto.

IMA, um exemplo

Estive na sede do IMA esta semana para tratar de assuntos institucionais e constatei fatos que elevam o conceito do órgão ambiental do estado. Com uma moderna sede, muito bem instalada, uma equipe técnica com o mais alto preparo, sob a liderança do presidente Gustavo Lopes, um executivo com uma consciência ambientalista modelar. O IMA/AL conta com um herbário com mais de 66 mil registros de plantas vasculares, briófitas e algas marinhas, detendo assim a coleção mais representativa da Flora de Alagoas. O acervo também é significativo quanto às plantas relevantes aos principais biomas que compõem o estado, a Caatinga e Mata Atlântica.

Renan em declínio

O senador Renan Calheiros vive um dos piores momentos de seu conturbado mandato. Com seu protagonismo em frequente declínio no Congresso, onde reinou como o todo poderoso, a cada dia sua liderança se esvai e hoje e se resume a um reduzido número de parlamentares. No entorno do presidente Lula e na cúpula do PT, o velho senador sofre muitas restrições. Pelo andar da “caravana” Calheiros, diante de sua crescente rejeição local, pode estar vivendo seu último mandato como senador. É a velha e infalível lei do retorno.banner

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato