Jornalista, escritor, colunista do Jornal Extra, Tribuna do Sertão e presidente do Instituto Cidadão.

Conteúdo Opinativo

JHC e sua incógnita

13/04/2025 - 06:00
A- A+

Para onde vai JHC? Essa é a pergunta mais repetida nos bastidores da política local. Muito bem avaliado nas pesquisas da capital, onde conquistou folgado a renovação do seu mandato, o mesmo não acontece no interior, onde o ministro Renan Filho reina absoluto na avaliação do eleitor. Detalhe favorável: fez um bom governo, tem um robusto grupo político, juntando as maiores lideranças e ainda o governo do Estado, com muitas obras para entregar por Paulo Dantas até as eleições. Diante das dificuldades que vão se avolumando, talvez o caminho mais seguro seja a disputa do Senado. Será?

Me engana, que eu gosto

O deputado Marx Beltrão, que tem uma pauta pífia entre os parlamentares que formam a bancada de Alagoas, perdeu uma boa oportunidade de ficar calado na última reunião com os prefeitos, na sede da AMA. Por pura demagogia fez críticas ao projeto de lei que amplia a faixa de isenção de imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais. Criticou a proposta e defendeu os municípios, que segundo ele vão perder “recursos importantes”. Tudo conversa pra boi dormir e para agradar “os donos dos votos” que ele pretende conquistar. Acende uma vela pra Deus e outra para o Diabo.

Só dá Alfredo

Os velhos e novos caciques da política local estão preocupados com o surgimento de um fato que pode ter grande impacto nas eleições do próximo ano. Em negociações para formatar chapas que garantam a eleição dos supostos “donos dos votos”, eis que surge uma pedra no caminho. Em todas as pesquisas realizadas até o momento o nome do deputado Alfredo Gaspar aparece com força para disputar com todos os possíveis candidatos ao Senado Federal, na capital e também em muitos municípios do interior. Alfredo tem destino e vocação política, desde que não se junte a más companhias, como o fez em 2018, quando poderia ter desbancado JHC no segundo turno.

Sinuca de bico

A PGR (Procuradoria Geral da República) apresentou denúncia ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), sob acusação de corrupção passiva e outros crimes. Acontece que o presidente Lula havia declarado à imprensa, diante de outras acusações, que se o órgão o denunciasse, o ministro seria demitido. A denúncia foi remetida ao gabinete do ministro do STF Flávio Dino, relator do caso. Lula então cumpriu o prometido, chamou o ministro e disse: “Você está fora”. Vai aproveitar para trocar outras peças do governo.

Pra cadeia

Enquanto Bolsonaro bradava, na Avenida Paulista, cercado de milhares de seguidores (em número bem menor do que o previsto pelos organizadores do evento), estufava o peito e dizia “O Brasil está comigo”, em paralelo corria uma pesquisa de opinião na qual mais de 50% de pessoas ouvidas disseram que queriam vê-lo preso. Margem de erro é de dois pontos. O número não é pequeno considerando que o crime ocorreu há mais de dois anos, o envolvido tem poder de mídia para vender uma realidade paralela e há uma tendência de uma parte da população pelo deixa-disso. Vai pra cadeia.

A cultura de Penedo

A cidade comemora 389 anos de elevação à vila e, para celebrar, realiza mais uma edição da FliPenedo (Festa Literária Penedo) e vai vivendo a cultura nos dias de sua realização. A FliPenedo 2025 acontece desde o dia 9 e vai até este sábado, 12, no Centro Histórico de Penedo, com uma programação diversificada que inclui contação de histórias, oficinas, palestras, exposições, lançamentos de livros, apresentações artísticas e shows musicais. A festa literária homenageia este ano o cineasta Cacá Diegues e o jurista e escritor Paulo Lobo, ambos alagoanos. O prefeito Ronaldo Lopes é o gestor municipal que mais investe em cultura no estado.

Paripueira em alta

O prefeito Abrahão Moura tem transformado a cidade de Paripueira em um dos maiores atrativos de todo o litoral alagoano. Enquanto praias do Sul e Norte têm regredido como destino turístico, a procura pelas águas mansas, piscinas naturais da cidade, tem chamado a atenção e reforçado o fluxo de visitantes. A prefeitura, além de investir, tem disciplinado o segmento com medidas que disciplinam e preservam o meio ambiente. No comando do turismo o competente secretário Antônio Moura.

Pior não pode ficar

O Partido dos Trabalhadores está em processo sucessório em seu diretório em Alagoas. A disputa está acirrada e a pauta de baixaria em alta, com acusações mútuas de cada facção. O atual comando petista carrega em sua “folha corrida” muitas acusações de irresponsabilidade e atropelos suspeitos no gasto do dinheiro do Fundo Eleitoral. Em se tratando do PT, não se pode dar muito crédito a mudanças para melhor, mas pior não pode ficar.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato