Conteúdo Opinativo

Ensinando a democracia

07/06/2023 - 12:15

ACESSIBILIDADE


Churchill escreveu certa vez que a Democracia é a pior forma de governo, exceto as demais. Sempre que leio esse pensamento do premier inglês, verifico que o pior da Democracia é o reconhecimento da liberdade de cada um dizer o que bem quiser. De fato, nessa forma de governo são comuns os ensinos sobre ela, cada qual possuindo opiniões que certamente não representem a realidade. Ademais, ela pressupõe direitos iguais para cada pessoa, o que nem sempre é observado por todos, dado o conflito de interesses.

A última bobagem do presidente Lula foi tentar vincular o governo Maduro, da Venezuela, aos princípios democráticos. O boquirroto posa, agora, de teórico da Democracia, arvorando-se de emérito professor dessa forma de governo, procurando impingir aos brasileiros, e pasmem, ao mundo, como e o quanto Maduro é um democrata. O pior é que acertou ao convidar os presidentes latino-americanos para uma cúpula, onde se debateria moeda comum, independente do dólar, para as transações entre os países americanos do Sul; a incrementação do comércio entre eles, também. Ficou claro desde este novo governo, que Lula pretende se tornar um líder da América do Sul, e uma voz ouvida e respeitada no concerto das Nações do mundo. 

Só podemos parabenizá-lo por isso. Mas, embora as intenções sadias, Lula sempre comete excessos, tentando defender o indefensável. Foi assim com a guerra entre Rússia e Ucrânia, quando usou sua exibição internacional para, além de pretender compor um acordo entre os dois países beligerantes, fazer julgamentos que não lhe competiam, tais como imputando culpa igual entre agressor e agredido. Ante a comoção mundial, e nacional, voltou atrás bem à moda de Bolsonaro. Agora saiu-se com essa de pretender alçar Maduro a um democrata, cometeu erro igual, e ainda por cima tentando, ante as repercussões, seja dos países sul-americanos, ou internamente. Novamente a alma bolsonarista incorporando-se a Lula, vem tentando fazer um arrumadinho do que disse. Tarefa difícil, pois o Brasil inteiro, quiçá o mundo, ouviu as declarações do presidente brasileiro.

Maduro é um ditador, que vem pisando amiúde na liberdade do povo venezuelano. Ninguém com um pouco de tirocínio e respeitabilidade intelectual tem dúvidas disso. Acho que nem o próprio Lula, a quem não se pode atribuir honestidade intelectual. Todavia, passa por cima de tudo para dar forças ao seu argumento, e impor pela dialética os seus interesses. Parece um professor sofista.

É hora de alguém, algum assessor seu, orientá-lo melhor, pois, caso contrário, o desastre está bem ali, na esquina.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato