Pedro Oliveira é jornalista , escritor, colunista do Jornal Extra, Tribuna do Sertão e presidente do Instituto Cidadão.

Conteúdo Opinativo

Um nanico fisiológico

27/08/2023 - 06:00

ACESSIBILIDADE

Reprodução/Twitter
Reunião do Cidadania terminou em troca de xingamentos
Reunião do Cidadania terminou em troca de xingamentos

O Cidadania, partido que recebeu esse nome após o fim do PPS, patrocinou esta semana um espetáculo de baixaria e agressões entre seus filiados, através de uma reunião virtual. Tudo ocorreu quando uma ala fisiologista se colocou contra o líder maior do partido, Roberto Freire, histórico e respeitado dirigente de esquerda, que não deseja ver a sigla aliada ao governo petista em busca de cargos e outras vantagens. Um bando de contumazes aderentes e insaciáveis de mordomias públicas, sem nenhuma história de dignidade, ofendeu a trajetória de Freire, que fundou e dá dignidade ao “pigmeu”.

.................................................

Pecado mortal

O prefeito de Marechal Deodoro, com toda irresponsabilidade que lhe é peculiar, faz campanha política e promoção pessoal com o dinheiro público e ainda comete improbidade, pelo menos é o que demonstra, ao custear passeio à cidade de Aparecida (SP) de mais de duzentas pessoas para reverenciar a santa padroeira. Esquece o alcaide que a administração deve ser laica, além do que os gastos executados na excursão não podem ser legalmente contabilizados e fere moralmente alguns princípios da gestão pública.

Rostan Lanverly

O engenheiro e presidente da Academia Alagoana de Letras, Rostan Lanverly, foi a primeira personalidade a receber, na Assembleia Legislativa, a Comenda Divaldo Suruagy, em uma homenagem justa e merecida. Em um comovido discurso, para uma plateia que lotava o plenário da casa, o homenageado fez citar o nome de sua mãe, Marlene Lanverly, figura de mulher ética e inteligente, que foi o braço direito de Suruagy, por toda uma vida.

Mobília suspeita

Uma licitação suspeita para aquisição de móveis para a Superintendência do Ministério da Agricultura, em Alagoas, levanta o mais alto grau de incompatibilidade, podendo ser o primeiro grande escândalo do Governo Lula. Com um quadro de servidores com 54 pessoas, o órgão quer promover uma compra milionária, a exemplo de 7,7 mesas, 236 sofás, 9,8 mil cadeiras. O valor da compra é de R$ 59,9 milhões. Dizem que a compra foi iniciada no governo Bolsonaro. E por que a atual administração local não anulou? Quem indicou o superintendente? Quem é o responsável pela continuidade da compra suspeita?

Ministro Renan Filho

O ministro Renan Filho esteve esta semana no famoso programa Roda Viva, da TV Cultura, comandado pela jornalista Vera Guimarães, e fez bonito. Seguro, ágil nas respostas, se saiu bem até mesmo nas “provocações” da bancada e entrevistadores. Falou de seu governo, da política alagoana e do arrojado plano de atividades do Ministério dos Transportes. A entrevista de Renan Filho chegou ao topo de menções positivas, nas redes sociais. Parabéns.

Transporte perigoso

Com a distribuição de centenas de ônibus escolares pelo governo nos últimos anos, se imaginou condições seguras e apropriadas no transporte de estudantes para as escolas na capital e interior do estado, substituindo os velhos e surrados transportes contratados pelas prefeituras. Muita euforia e comemoração na suposta chegada de um novo tempo, mas o que vemos hoje são alguns desses ônibus já em deplorável estado, além do que o transporte é feito sem nenhuma responsabilidade, sem orientação ou supervisão por parte das autoridades escolares. O índice de acidentes tem crescido e a irresponsabilidade também.

Jornalismo agredido

Um levantamento feito pela Fenaj mostra que o índice de agressões a jornalistas chegou ao seu maior tamanho no Governo Bolsonaro e a estatística continua no atual governo. O exercício do ódio, o negacionismo e o fanatismo doentio de pessoas ligadas ao ex-presidente continuam operantes, contra a classe que luta contra as ameaças à democracia e o livre exercício de informar. E o pior: o Judiciário brasileiro não entende muito de liberdade de imprensa, o que agrava.

PÍLULAS DO PEDRO

Os animais, cães e gatos continuam sem uma pauta efetiva de cuidados por parte dos governos (municipal e estadual). 

Deputado Wanderley não deve aceitar uma candidatura fadada à derrota, para a Prefeitura de Maceió. Estaria cavando a própria cova.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato