Pedro Oliveira é jornalista , escritor, colunista do Jornal Extra, Tribuna do Sertão e presidente do Instituto Cidadão.

Conteúdo Opinativo

Proxonetas e prostitutas

21/07/2024 - 06:00

ACESSIBILIDADE


Na atual legislatura, considerada a mais “contaminada” da história da Câmara dos Deputados, quando a gente imagina que já viu tudo surge, sem o menor descaramento, mais uma excrecência, ressaltando o caráter geral da casa. O TSE puniu partidos políticos que fraudaram as eleições, praticaram crimes e embolsaram muita grana pública. Condenados pela mais alta corte eleitoral do país, sujaram a Democracia e, em manobra macabra, confrontam o Poder Judiciário, dão uma “banana” para o povo e revogam a decisão que lhes foi imposta. Não passam de “proxonetas*” da vida pública e nós, o povo, as prostitutas.

*Proxoneta - Quem mercadeja publicamente coisas de ordem moral, vendilhão da pátria, rufião, cafetão (Dicionário do Aurélio)

A violência que assusta

A suposta tentativa de assassinato do ex-presidente Donald Trump e o acirramento do antagonismo que se espalha pelo mundo não só causam espanto, mas também o medo de que descambe para uma onda de violência política, da qual o Brasil também não escaparia, tendo em vista o extremismo de muitos bolsonaristas fanáticos e tresloucados. O presidente Lula precisa ter muito cuidado e reforçar a segurança.

No Reino Unido, os seguranças do rei Charles III também tiveram um susto na segurança durante uma visita à Jersey, uma ilha que fica entre a Inglaterra e a França, na última segunda-feira, dia 15. O casal real foi retirado às pressas e levado do local.

Renan e Alfredo

Ainda sobre a proposta em questão que coloca em jogo milhões de reais de dinheiro público que foram usados indevidamente por partidos políticos, que não destinaram os valores proporcionais para candidaturas de mulheres e pessoas negras nas eleições de 2022, apenas dois integrantes da bancada alagoana se pronunciaram contra. O coerente deputado Alfredo Gaspar e o senador Renan Calheiros que ressaltou: “O Senado não pode aceitar o inaceitável: anistia de 25 bilhões de multas, de irregularidades e parcelamento de dívidas. Seria premiar quem desrespeitou a lei eleitoral e punir quem obedeceu a mesma legislação. É antipedagógico”, escreveu em suas redes sociais.

Heil Hitler!

O candidato republicano a vice já teria comparado Trump a Adolf Hitler. J.D. chamou o ex-presidente de “idiota”, “nocivo” e “repreensível” em um post publicado no Twitter e no Facebook em 2016 e desenterrado por usuários algum tempo depois. O deputado estadual democrata Josh McLaurin, antigo colega de quarto de Vance, também divulgou o print de uma suposta mensagem recebida do republicano. “Eu oscilo entre pensar que Trump pode ser um babaca cínico como Nixon, que não seria tão ruim (e pode até ser útil) ou que ele pode ser o Hitler da América”. Mas quantos não chamaram Lula de ladrão e depois saíram em defesa de sua candidatura, como o vice daqui Geraldo Alckmin.

Eliane e Valões

O publicitário Felipe Valões sai da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Maceió e para seu lugar foi nomeada a jornalista Eliane Aquino, até então a número 2 da Secom. Valões vai cuidar da campanha do prefeito JHC e sua substituta volta ao posto que ocupou na gestão de Rui Palmeira (segundo mandato). Profissional altamente capacitada, assume o cargo em momento crítico do órgão, que acumula uma dívida financeira muito alta com veículos de comunicação e agências de propaganda, que vem se estendendo por duas gestões (Lininho Novaes e Felipe Valões), ambos não tiveram o apoio do prefeito para tocar a importante pasta. Se repetir com Eliane e eu a conheço de perto, ela devolve o “abacaxi azedo”.

Transparência do ministro

O ministro Renan Filho tem muito o que comemorar em sua gestão que se destaca como uma das mais produtivas do Governo Lula. O Ministério dos Transportes aparece como o único que atende a todos os critérios da Controladoria Geral da União no quesito transparência, segundo o painel da Lei de Acesso à Informação. Quando exerceu o cargo de governador de Alagoas o quesito transparência foi considerado um dos mais eficientes do país.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato