Pedro Oliveira é jornalista , escritor, colunista do Jornal Extra, Tribuna do Sertão e presidente do Instituto Cidadão.

Conteúdo Opinativo

Sem ética

17/09/2023 - 06:00

ACESSIBILIDADE

Agência Câmara
Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados arquivou, nesta semana, representações apresentadas contra os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Talíria Petrone (Psol-RJ) e Erika Kokay (PT-DF) relativas a acusações de quebra de decoro.

Foi aprovado, com 12 votos favoráveis e um contrário, o parecer do deputado Josenildo (PDT-AP) pelo arquivamento da Representação 7/23, apresentada pelo PT contra o deputado Eduardo Bolsonaro por desentendimento com o deputado Marcon (PT-RS), em reunião da Comissão de Trabalho do dia 19 de abril. Esse é o fisiologismo criminoso para proteger entre eles, mesmo com todas as provas criminalizando.

.............................................

Governo que faz

O governador Paulo Dantas regressou da China com a mala lotada de histórias boas pra contar. Os resultados de sua viagem são a perspectiva de novos investimentos e a promoção do estado em um polo de alta capacidade para atrair negócios e turismo. Após seu périplo Dantas retorna animado com o que viu e ouviu dos chineses.

Ronaldo Lessa 

O vice-governador Ronaldo Lessa tem tido papel estratégico e importante na condução das atividades administrativas e políticas do estado, o que era de se esperar por sua experiência acumulada e bem sucedida. Com sabedoria não procura ofuscar a figura do governador, do qual tem toda confiança. Se chegar ao fim do mandato sem atritos com o titular, será a primeira vez na história recente da política alagoana.

Qualificando agentes

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) realizou, na cidade de Penedo, o workshop “Os desafios da atividade policial ostensiva frente o pacote anticrime”, o segundo vinculado ao Projeto Direitos Humanos em Pauta, cuja finalidade é capacitar as forças de segurança pública em todo estado. O evento teve a participação de seis promotores de Justiça e reuniu oficiais e militares lotados em todas as unidades da região ligadas ao 11° Batalhão.

Guardas agressivos

A Guarda Municipal de Maceió tem sido notícia constantemente por atos de violências e arbitrariedades nas abordagens em diversas ocorrências. As redes sociais mostraram esta semana a brutalidade desregrada de um grupo de agentes contra pessoas que realizavam um protesto pacífico no bairro de Ipioca, chegando a espancar um cidadão e dando tiros e esmo, com risco de ferir pessoas. Tudo isso é resultado de falta de preparo para a função e a liberalidade de portar armas sem treinamento.

Dispensadas e fraudadas

Chama a atenção a quantidade de contratações, nas esferas de governo estadual e municipal, por dispensa de
licitação, fato que só deveria ocorrer em casos especialmente indicados na legislação reguladora. O pior é que gestores mal-intencionados resvalam para a fraude, superfaturamento e outras formas de burlas, como prática corriqueira. Com um Tribunal de Contas que finge que não vê e órgãos de controle externo incapazes de agir, os infratores agem a céu aberto, a administração é lesada e o povo paga a conta.

Rota da Cachaça

Na quarta-feira, dia em que se comemorou o Dia Nacional de Cachaça, a convite da Secretaria Estadual de Turismo, participei do lançamento oficial de um programa que visa incrementar as atividades turísticas do estado, que certamente irá movimentar setores importantes de nossa economia em cinco municípios do Agreste alagoano.

A rota reúne os municípios e suas respectivas cachaças: Teotônio Vilela, Coração da Mata; Campo Alegre, Caraçuipe; São Sebastião, Gogo da Ema; Junqueiro, Brejo dos Bois; e, Arapiraca, Taverna Beer. O programa teve degustação das cachaças que farão parte do projeto e reuniu agências de Ronaldo Lessa turismo, empresários e jornalistas.

PÍLULAS DO PEDRO

Não entendo porque tanta dificuldade de se acessar um gestor da Prefeitura de Maceió. Se acham o jumento que carregou Jesus?

A Assembleia Legislativa e a Câmara de Maceió viraram núcleos de distribuição de homenagens e honrarias. Não têm o que fazer?banner

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato