Medicina UFAL celebra 75 anos de ensino, pesquisa e pós-graduação
Texto de Michele Jacintha C. Oliveira – Graduada em Medicina/UFAL (2003). Professora adjunta, doutora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Faculdade de Medicina de Alagoas/UFAL.
A Faculdade de Medicina de Alagoas (FMA/UFAL) está em festa! Reconhecida pela excelência na formação acadêmica em nosso estado, a faculdade celebra seu Jubileu de Diamante, em meio a conquistas e com os olhos voltados para o futuro, que a consolida como referência regional e nacional em pesquisa e pós-graduação.
A formação de médicos com excelência é um papel consolidado da nossa escola, mas ainda havia muito a ser feito nessa instituição forte e resiliente de Alagoas. Assim, em 1995, iniciou-se um novo desafio: instituir a pós-graduação stricto sensu — marco alcançado com a dedicação da Profa. Dra. Viviane Vasconcelos, como coordenadora local, e o apoio da Universidade Federal de Sergipe, com o Prof. Dr. Ricardo Gurgel, além da assessoria dos docentes Prof. Dr. Marco Antônio Barbieri e Profa. Dra. Marisa Ramos Barbieri, da Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto).
O início foi difícil, mas plantou sementes e deixou frutos na formação de mestres em Saúde da Criança, incluindo nossa saudosa e querida Profa. Iasmin, além de outros docentes que ainda hoje atuam na FMA. Infelizmente, a semente germinou por apenas dois anos, e o florescimento teve de ser retomado em um novo momento oportuno.
Hoje, após um período de crescimento e desenvolvimento estrutural, apoiado pelas diversas gestões que cuidaram com dedicação da FMA, o jardim cresceu, ampliou sua área de atuação e conta com três programas de pós-graduação stricto sensu (nível de mestrado) e dois cursos de especialização lato sensu (Geriatria e Gerontologia, e Saúde Pública). Tais iniciativas oferecem respostas à sociedade, com pesquisas de excelência e formação de mestres e especialistas aptos a dar continuidade a esse trabalho. Esse esforço reúne diversos cursos da área da saúde e se caracteriza por um elemento essencial da nossa pós-graduação: a interdisciplinaridade.
O mestrado profissional em Ensino na Saúde iniciou suas atividades em 2011 e, desde então, tem sido fundamental na formação de inúmeros alunos que buscam o aperfeiçoamento de sua prática no ensino-aprendizagem na área da saúde. Os saberes construídos por muitas mãos acompanharam o trânsito do tempo, e atualmente as pesquisas incorporam o uso da tecnologia na formação dos pós-graduandos.
Contemplando os profissionais do Sistema Único de Saúde, a FAMED conta, desde 2016, com o reconhecido mestrado profissional em Saúde da Família — uma iniciativa bem-sucedida em rede com a Fiocruz, que atende à proposta de expandir a pós-graduação, unindo conhecimento e gestão na saúde da família, com respeito às diferenças territoriais.
Retomando a iniciativa de mestrado acadêmico, iniciou-se em 2019 o mestrado em Ciências Médicas, unindo pesquisa básica e aplicada, e trazendo respostas à sociedade nos campos da genética, autoimunidade, doenças infecciosas e doenças crônicas não transmissíveis. Pesquisadores de diversas áreas têm apresentado resultados impactantes em artigos e proporcionado a formação de novos mestres capazes de dar continuidade a esse legado.
Seguir em frente com excelência é o norte da Faculdade de Medicina de Alagoas, sempre com o apoio da gestão da Universidade Federal de Alagoas, de seus técnicos e docentes, acreditando na capacidade de transformação da nossa realidade por meio do ensino e da pesquisa. Novas perspectivas, incluindo a criação de um curso de doutorado, já fazem parte do roteiro dessa história de sucesso. Que venham muitos outros anos e conquistas a serem comemorados!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA